Mas, como está escrito…

“Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam.”
(1 Coríntios 2:9)

A neurociência descobriu que as informações que chegam ao cérebro passam primeiro pelo centro relacionado às emoções (sistema límbico) e só depois chegam ao lugar em que se processa o pensamento racional (córtex pré-frontal). Nesse sentido, conforme o verso transcrito acima, podemos concluir: as coisas que vemos, ouvimos e sentimos* (o que sobe ao nosso coração) são responsáveis por formar os nossos pensamentos a respeito dos mais diversos assuntos. Por mais semelhante que seja o nosso modo de pensar ao de outro indivíduo, sempre haverá alguma diferença, uma vez que vemos, ouvimos e experimentamos emoções de maneiras distintas. Ainda, graças ao fato de que podemos ver, ouvir e sentir de modo diferente, em dias e momentos diferentes, os nossos pensamentos também podem mudar.

De um modo prático, pensemos em duas situações: como são formados os nossos pensamentos e conhecimentos a respeito de nós mesmos e a respeito do Senhor.

Ao longo de toda a nossa vida ouvimos coisas sobre nós. Alguns receberam elogios por sua inteligência, generosidade, beleza, habilidade em certas atividades e jogos, etc. Em outras ocasiões, as palavras não foram de afirmação, mas de acusação e reprovação. No sentido da visão, participamos de algumas cenas e presenciamos situações que, indiretamente, disseram quem nós somos, se somos amados ou não, a que lugar pertencemos, se temos muito ou pouco valor. Essas informações recebidas geraram em nós emoções que, por sua vez, formaram o nosso pensamento a respeito de quem nós somos.

De modo semelhante, também ao longo da caminhada ouvimos falar sobre quem é o Senhor Deus. Algumas vezes, fomos ensinados sobre os atributos de Deus ou lemos na Sua Palavra sobre o seu amor por nós. Ainda, vimos algumas coisas acontecerem conosco e com as pessoas ao nosso redor que nos ensinaram sobre o Senhor. Tudo isso também gerou em nós sentimentos e, por fim, formou o entendimento que temos hoje sobre quem é Deus.

Antes de prosseguir, eu gostaria de perguntar: Quais são os seus pensamentos a seu respeito? E, ainda, quais os seus pensamentos a respeito de quem o Senhor é?

A verdade é que a nossa visão é limitada e distorcida. “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas”, diz a Palavra. Por isso, os nossos sentidos e emoções podem gerar em nós pensamentos equivocados. A Bíblia nos ensina que devemos levar cativo todo pensamento, para torná-lo obediente à Cristo (2 Coríntios 10:5). Quando os homens dizem algo sobre nós, precisamos ir ao Senhor e perguntar o que ELE tem a dizer de nós. Quando vemos projeções de frustrações e fracassos sobre o nosso futuro, devemos perguntar ao Senhor quais são as Suas promessas para nós. Ainda, quando as circunstâncias nos fazem questionar a bondade, a fidelidade, a justiça e o amor do Senhor, é preciso correr até ELE para que ELE nos lembre de quem ELE é.

Existem verdades a respeito de quem nós somos no Senhor e de qual é o seu projeto para as nossas vidas que o olho não viu, o ouvido não ouviu, nem subiram aos nossos corações. Também há verdades sobre o Senhor que ainda não compreendemos, mas Ele quer nos revelar. São pensamentos que Deus preparou para os que o amam – pensamentos de paz e não de mal. O grupo dos que amam ao Senhor, a quem é destinado essa promessa, é reconhecido por possuir e guardar os mandamentos do Senhor (Jo 14:21). Na Palavra de Deus encontramos a verdade sobre nós e o Senhor, que transforma os nossos pensamentos e nos dá a mente de Cristo.

*Emoção e sentimento são, por definição, coisas diferentes, embora usadas com sentido semelhante em alguns momentos no texto, não sendo o nosso objetivo abordar sobre isso.

Um comentário em “Mas, como está escrito…

Deixe um complemento...