Companheiros de viagem

“Pensando, porém, que ele estava entre os companheiros de viagem, andaram um dia inteiro e, então, começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. E, como não o encontraram,
voltaram a Jerusalém à sua procura.” (Lc 2: 44-45)

A viagem para Jerusalém à época da festa da Páscoa era o cumprimento de uma ordenança do Senhor ao povo de Israel. Para a família de Jesus, morando em Nazaré, isso significava um percurso de mais de 100km. Havia muito o que se planejar a respeito da viagem e, certamente, muitas tarefas.

Nesse cenário, a Bíblia nos conta que, no regresso para casa, José e Maria andaram um dia inteiro sem perceber que Jesus não estava com eles, pois pensavam que o menino estava entre os companheiros de viagem. Então começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos que estavam no caminho com eles, mas não o encontraram. Essa história já tão conhecida nos ensina sobre muitas coisas, uma delas, sobre como é fácil perder Jesus e como pode ser muito custoso encontrá-lo – José e Maria o perderam em um dia e levaram três dias para achá-lo novamente. Esse é um risco que corremos quando ficamos imersos em muitas preocupações e responsabilidades desta vida e não buscamos a presença de Jesus.

Mas quero chamar a sua atenção para o fato de que José e Maria procuraram por Jesus entre os companheiros de viagem, mas não o encontraram. Eram pessoas conhecidas, alguns até da mesma família, mas não se atentaram para a ausência de Jesus. Todos eles passaram um dia inteiro sem ver nem ouvir Jesus, mas não perceberam. Podemos nos perguntar: Quem são os nossos companheiros de viagem? Quem são as pessoas ao lado das quais temos caminhado? Elas sabem aonde Jesus está? Estão olhando para Jesus, ouvindo a sua voz e seguindo-o? Como é importante termos ao nosso lado pessoas que saibam nos dizer aonde está Jesus, pois caminham olhando fixamente para Ele. Aquelas que, em nossos momentos de fraqueza, tenham um conselho sincero para nos dar, uma palavra de ânimo, que nos aponte o caminho de volta a Jesus. Que percebam a ausência de Jesus, antes de nós mesmos, e nos exortem em amor. Você certamente se lembrará de momentos em que isso aconteceu, de companheiros cheios do Espírito Santo, que, em momentos de dúvida e fraqueza, foram usados para aproximá-lo de Jesus. Que conservemos tais companhias e sejamos nós também bons companheiros de viagem.

4 comentários em “Companheiros de viagem

Deixe um complemento...